O monstro glúten | The gluten monster | Potwór gluten

FullSizeRender.jpg
flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

Os tempos mudam e o nível da consciência alimentar cresce. Há mil anos atrás ninguém se preocupava com o glúten mas havia pessoas que provavelmente sofriam e não sabiam a causa. Os estudos mostram que só 1% da sociedade tem a doença celíaca que é um transtorno autoimune e cujos sintomas são dor e desconforto no sistema digestivo, fadiga, anemia, obstipação e diarreia, entre outros. No entanto, 6% da sociedade sofre de intolerância ao glúten. Além disso existem também os casos de alergia ao trigo. Estas três condições são parecidas mas têm as suas características e só testes específicos podem confirmar em concreto.

FullSizeRender 3.jpg

Será o glúten o monstro dos tempos modernos? Não me parece! Tirando os casos de doença celíaca, intolerância e alergia, a eliminação do glúten não é precisa. Muitas das vezes é uma moda que até pode prejudicar! Os produtos integrais de cereais na sua maioria contêm glúten mas também são ricos em fibra, vitaminas e minerais. Se não há necessidade, para que excluir este tido de comida saudável da nossa alimentação?

Acredito que a vida das pessoas que sofrem destes distúrbios deve ser bastante complicada. Felizmente há cada vez mais oferta no mercado que a facilita. Há também um mundo de receitas sem glúten. Eis uma delas! 🙂

FullSizeRender 4.jpg

O pão de trigo sarraceno é bastante denso mas fofo por dentro e tem uma crosta crocante. É feito a partir de um ingrediente e não podia ser mais fácil embora demora uns 2 dias para ficar pronto. 😀 Não se preocupem, durante este tempo todo, não têm que fazer basicamente nada! Naturalmente, o pão tem o sabor característico do trigo sarraceno. Se gostam deste cereal, vão gostar do pão! 🙂

Ingredientes:
– 500g de trigo sarraceno (não tostado, à venda no Celeiro, Continente e Pingo Doce)
– 3 colheres de chá de sal marinho
– 700ml de água

1. Lavar o trigo sarraceno com água fria. Pôr numa taça e cobrir com água. Deixar durante a noite. O trigo vai inchar e absorver alguma água.
2. De manhã misturar o trigo com uma colher e se for preciso adicionar mais um pouco de água. O trigo tem que estar LIGEIRAMENTE coberto por água. Deixar durante todo o dia.
3. À noite tirar o excesso de água e triturar o trigo até obter uma massa semi-homogénea. Adicionar sal e misturar bem.
4. Pôr a massa numa forma de pão revestida com papel vegetal. Colocar a forma no forno frio e deixar assim durante a noite.
5. De manhã aquecer o forno até 200 graus e cozer o pão durante 55 minutos.
6. Tirar do forno, da forma e retirar o papel vegetal. Deixar arrefecer.

Esta receita básica pode ser enriquecida com sementes e especiarias. 🙂

FullSizeRender 2.jpg

 
 

 
 

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Gluten monster

Gluten free buckwheat bread

Ingredients:

– 500g of buckwheat (not toasted)
– 3 tablespoons of sea salt
– 700ml of water

1. Wash the buckwheat with cold water. Put in a bowl and cover with water. Leave overnight. The wheat will absorb some water.
2. In the morning mix the buckwheat with a spoon and if needed add some more water. The buckwheat must be LIGHTLY covered with water. Leave for the whole day.
3. In the evening remove the excess of water and blend the buckwheat until a semi-homogeneous paste is obtained. Add salt and mix well.
4. Put the paste in a bread form coated with parchment paper. Put the form in a cold oven and leave it overnight.
5. In the morning heat the oven to 200 degrees and bake the bread for 55 minutes.
6. Remove the bread from the oven, take it out of the form and remove the vegetable paper. Allow to cool.

 
 

 
 

Flaga_polskiPotwór gluten

Czasy się zmieniają, a poziom świadomości żywienowej rośnie. Tysiąc lat temu nikt się nie przejmował glutenem, ale prawdopodobnie ludzie cierpieli z jego powodu i nie znali przyczyny. Badania pokazują, że tylko 1% społeczeństwa ma celiakię, chorobę autoimmunologiczną, której objawami są między innymi ból i dyskomfort odczuwalny w układzie pokarmowym, zmęczenie, niedokrwistość, zaparcia i biegunki. Następne 6% społeczeństwa cierpi na nietolerancję glutenu. Ponadto, istnieją także przypadki alergii na pszenicę. Te trzy schorzenia mają podobne objawy ale również własne cechy charakterystyczne i tylko na podstawie specyficznych testów można ustalić na co dana osoba cierpi.

FullSizeRender 3.jpg

Czy gluten to potwór naszych czasów? Nie sądzę! Wykluczając przypadki celiakii, nietolerancji i alergii, eliminacja glutenu nie jest wskazana. Często mamy do czynienia jedynie z modą, która może bardziej zaszkodzić niż pomóc. Większość produktów pełnoziarnistych zawiera gluten, ale są również bogate w błonnik, witaminy i minerały. Jeśli nie ma potrzeby, po co wykluczać tę zdrową żywność? Polecam ciekawy artykuł na temat glutenu, autorstwa Damiana Parola – http://www.damianparol.com/glutenowa-paranoja/.

Wierzę, że życie ludzi, którzy zmagają się z wyżej wymienionymi zaburzeniami jest dość skomplikowane. Na szczęście na rynku jest coraz więcej produktów, którę tę egzystencję ułatwiają. Jest też cały świat przepisów bezglutenowych! Oto jeden z nich znaleziony na blogu http://www.natchniona.pl . 🙂

FullSizeRender 4.jpg

Chleb gryczany jest dość gęsty, puszysty w środku, z chrupiącą skórką. Jest prosty do zrobienia, jednoskładnikowy, ale jego przygotowanie trwa około dwóch dni. 😀 Bez obaw! W tym czasie właściwie nie musicie nic robić. Łatwo zgadnąć, że chleb ma charakterystyczny smak gryki. Jeśli lubicie kaszę gryczaną, polubicie i ten chleb! 🙂

Składniki:

– 500g nieprażonej kaszy gryczanej
– 3 łyżki soli morskiej
– 700 ml wody

1. Wypłukać kaszę pod zimną wodą. Umieścić w misce i zalać wodą. Pozostawić na noc. Kasza delikatnie napęcznieje i wchłonie część wody.
2. Rano przemieszać kaszę i w razie potrzeby dodać trochę więcej wody (kasza powinna być zawsze lekko przykryta wodą). Pozostawić na cały dzień.
3. Wieczorem usunąć nadmiar wody i zblendować kaszę na półgładką masę. Dodać sól i dobrze wymieszać.
4. Przełożyć kaszę do formy wyłożonej papierem do pieczenia. Umieścić formę w zimnym piekarniku i pozostawić na noc.
5. Rano nagrzać piekarnik do 200 stopni i piec chleb przez 55 minut.
6. Wyjąć chleb z piekarnika, następnie z formy i zdjąć papier do pieczenia. Pozostawić do ostygnięcia.

Ten podstawowy przepis można wzbogacić ziarnami i przyprawami. 🙂

FullSizeRender 2.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s