Manhã vegan | Vegan morning | Wegański poranek

fullsizerender
flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

Um dos pequenos-almoços clássicos das manhãs preguiçosas são os ovos mexidos. Popular no mundo inteiro, um prato simples, rápido, saudável que dá energia e aquece o corpinho de madrugada. Tal e qual como eu gosto. Uma perfeição! Podem perguntar, como é que a malta vegan aguenta sem isso? A boa notícia é que na verdade eles não têm que abdicar deste pequeno-almoço delicioso. Basta trocar um ingrediente por outro e adicionar umas especiarias mágicas e podemos todos desfrutar do mesmo. Ou quase!

Digo ‘quase’, porque obviamente o sabor vai ser semelhante, nunca igual. Mesmo assim vale a pena experimentar. O resultado é surpreendente. Como se faz então? Trocamos os ovos pelo tofu. Esperem! Não desistam ainda! Já estou a imaginar algumas pessoas a fazerem caretas só porque mencionei o tofu… 🙂

fullsizerender-2

Qual é o problema do tofu? Já ouvi falar que é nojento e não sabe a nada. De ponto de vista negativo, é pura verdade. Olhando de forma positiva, o tofu é neutro e pode ser transformado em mil e uma maneiras. Com o seu elevado nível de proteína, é um perfeito substituto de carne em qualquer prato. Com as especiarias bem escolhidas fica delicioso tanto no caril indiano como no molho à bolonhesa italiano. Dêem-lhe uma oportunidade!

As especiarias mágicas que uso para o tofu mexido são açafrão da Índia e o sal preto ‘kala namak’, ambas usadas nomeadamente na cozinha indiana. O açafrão além de dar aquela cor amarela ao prato, semelhante aos ovos, também tem muitos benefícios para a saúde (efeito anti-inflamatório e antioxidante). O sal preto ‘kala namak’ tem o sabor característico a ovos e é muito apreciado na medicina Ayurveda por ajudar na digestão e na cura de distúrbios intestinais. Usando estas duas especiarias damos a cor e o sabor ao nosso tofu mexido que fica muito parecido ao prato original. Assim, já podem convidar os amigos vegan para um pequeno-almoço e ninguém fica com a barriga vazia. 🙂

FullSizeRender 3.jpg

Tofu mexido com cebola e tomates

Ingredientes:

– 1/2 de tofu natural
– 1 tomate
– 1/2 de cebola
– 1 dente de alho
– 1/2 de colher de chá de sal preto ‘kala namak’
– 3 colheres de levedura nutricional
– 1/2 de colher de chá de açafrão de Índia
– azeite q.b.
– pimenta q.b.
– salsa q.b.

1. Cortar a cebola, alho e tomate em pequenos pedaços. Refugar em azeite. Adicionar o açafrão de Índia, mexer bem.
2. Partir o tofu com a ajuda do garfo (ou com os dedos) e adicionar ao refogado.
3. Adicionar o sal preto e mexer bem. Cozinhar mais uns minutos.
4. No final adicionar a levedura nutricional. Polvilhar com salsa.
5. Servir quentinho com umas torradas. 🙂

 
 

 
 

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Vegan morning

Who doesn’t love Sunday breakfasts? There are no doubts that one of the most popular and classic choices is scrambled eggs. Good news! Even if you are vegan and don’t eat eggs, you still can enjoy this dish. Let me show you how… 🙂

Scrambled tofu with onion and tomatoes

Ingredients:

– 1/2 of natural tofu
– 1 tomato
– 1/2 onion
– 1 clove of garlic
– 1/2 teaspoon of black salt ‘kala namak’
– 3 tablespoons of nutritional yeast
– 1/2 teaspoon of turmeric
– olive oil
– black pepper
– parsley

1. Cut the onion, garlic and tomato into small pieces. Fry with some olive oil. Add turmeric and stir well.
2. Crumble the tofu using a fork (or your fingers) and add to the rest.
3. Add the black salt and stir well. Cook for a few more minutes.
4. At the end add nutritional yeast. Sprinkle with parsley.
5. Serve warm with toasted bread. 🙂

 
 

 
 

Flaga_polskiWegański poranek

Jednym ze śniadaniowych klasyków na leniwe poranki jest jajecznica. Popularne na całym świecie, proste danie, szybkie, zdrowe, dające energię i rozgrzewające ciałko o świcie. Dokładnie tak jak lubię. Perfekcyjne śniadanie! Zastanawiacie się może, jak weganie mogą sobie tego odmawiać? Dobra wiadomość jest taka, że wcale nie muszą rezygnować z tej pysznej potrawy! Wystarczy wymienić jeden składnik na inny, dodać magiczne przyprawy i wszyscy możemy cieszyć się tym samym daniem. Lub prawie tym samym!

fullsizerender

Mówię “prawie”, bo oczywiście mimo, że smak jest bardzo podobny, nigdy nie będzie identyczny. I tak warto spróbować, bo rezultat jest zaskakujący. Jak to więc zrobić? Zamiast jajek, dajemy tofu. Poczekajcie! Jeszcze nie rezygnujcie! Wyobrażam już sobie zrażone miny, tylko dlatego, że wspomniałam o tofu… 🙂

Czemu tofu jest tak problematyczne? Mówią, że jest obrzydliwe i nie ma smaku. Z negatywnego punktu widzenia, to niestety prawda. Patrząc na problem pozytywnie, tofu jest neutralne w smaku i można je przyrządzić na milion sposobów. Dzięki wysokiej zawartości białka, jest doskonałym substytutem mięsa. Z dobrze dobranymi przyprawami jest pyszne zarówno w indyjskim curry jak we włoskim sosie bolognese. Daj mu szansę!

fullsizerender-2

Do przyrządzenia tofucznicy używam magicznych przypraw. Jedna z nich to kurkuma, druga to czarna sól “kala namak”, obie znane i stosowane przede wszystkim w kuchni indyjskiej. Kurkuma nadaje tofucznicy żóltego jajecznego koloru, jest też korzystna dla zdrowia (działanie przeciwzapalne i przeciwutleniające). Czarna sól “kala namak” ma charakterystyczny jajeczny posmak i jest bardzo ceniona w medycynie ajurwedyjskiej. Pomaga w trawieniu i leczeniu zaburzeń jelitowych. Dzięki obu przyprawom, tofucznica nabiera koloru i smaku. Od dzisiaj możecie zapraszać wegańskich przyjaciół na śniadanie i nikt nie będzie głodował. 🙂

Tofucznica z cebulą i pomidorami

Składniki:

– pół kostki naturalnego tofu
– 1 pomidor
– 1/2 cebuli
– 1 ząbek czosnku
– 1/2 łyżeczki czarnej soli “kala namak ‘
– 3 łyżki płatków drożdżowych
– 1/2 łyżeczki kurkumy
– oliwa z oliwek
– pieprz
– natka pietruszki

FullSizeRender 3.jpg

1. Pokroić cebulę, czosnek i pomidory na drobne kawałki. Podsmażyć na oliwie z oliwek. Dodać kurkumę i dobrze wymieszać.
2. Pokruszyć tofu za pomocą widelca (lub palcami) i dodać do reszty.
3. Posypać czarną solą, wymieszać i smażyć kilka minut.
4. Na koniec dodać płatki drożdżowe i posypać natką pietruszki.
5. Podawać ciepłe najlepiej z tostowanym chlebem. 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s