Mais alternativas | More alternatives | Więcej alternatyw

IMG_4270.jpg
flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

Estatisticamente a pergunta que ouço mais tem a ver com as coisas básicas. O que tomo para o pequeno-almoço? O que ponho no pão? Estas pequenas perguntas mostram como os hábitos nos dominam e limitam. Parece que uma simples sandes devia sempre ter fiambre. Sem este, há poucas alternativas. Quando a pessoa ainda tenta eliminar os lacticínios, a manteiga e o queijo também estão fora de questão. Quando ainda se quer reduzir o açúcar, os doces de fruta e cremes de chocolate têm que sair também. O que pôr no pão então?

Há tantas boas opções! Entre manteigas de frutos secos, queijos veganos ou simplesmente legumes assados existe um mundo delicioso de cremes vegetais para barrar. Há uma pasta que se destaca bastante e tem estado muito popular nos últimos anos entre os vegetarianos (e não só) em todo o mundo.

O húmus! Provavelmente já ouviram falar desta pasta de grão que tem origem na cultura árabe. Porque tem tanto sucesso?

IMG_4273.jpg

Primeiro, é rápido e fácil de preparar. Basta triturar todos os ingredientes. Não são precisas nenhumas aptidões especiais, aqui nada pode correr mal. Depois, o baixo custo! Grão é barato, o resto dos ingredientes com certeza podem encontrar na vossa despensa. O único ingrediente menos conhecido é a pasta de sésamo ‘tahini’. Em prática, é um ingrediente opcional que não muda assim tanto o sabor do húmus nem a sua consistência.

Além disso, o húmus é muito flexível. Para variar podemos adicionar vários vegetais à base e assim criar húmus de pimento, tomate, beterraba, abóbora etc. Como come-lo? Barrar as tostas, o pão, as tortillas, como acompanhamento de saladas ou vegetais assados no forno. Quente ou frio fica sempre delicioso! Directamente da tigela, com uma colher, também é divinal. 🙂

Delicioso e saudável, é uma boa fonte de proteína para os vegetarianos. Nada melhor do que experimentar!

IMG_4268.jpg

Húmus de pimentão

Ingredientes:

– 1 copo de grão cozido
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de chá de sumo de limão
– 1 colher de chá de pasta de alho (ou um dente de alho)
– 1 colher de sopa de pasta de pimentão*
– 1 colher de chá de cominhos
– 1 colher de sopa de tahini (opcional)
– 1 colher de chá de pimentão doce*

1. Colocar todos os ingredientes num processador e triturar até obter uma pasta homogénea. Se necessário, para uma consistência mais pastosa, adicionar mais azeite, água ou aquafaba (água de lata de grão).
2. Colocar numa taça. Decorar com grão e azeite. Polvilhar com salsa e pimentão doce.

*versão básica – sem pasta de pimentão e pimentão doce em pó, com uma pitada de sal

IMG_4271.jpg

 

 

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296More alternatives

Still looking for some substitutes to put on bread? Tired of cheese, butter, jams etc.? Try vegetable spreads. They are all amazing but the best of all, in my opinion, is hummus. Healthy, delicious and easy to prepare. Give it a try! 🙂

Hummus with paprika

Ingredients:

– 1 cup of cooked chickpeas
– 1 tablespoon of olive oil
– 1 teaspoon of lemon juice
– 1 teaspoon of garlic paste (or a clove of garlic)
– 1 tablespoon of paprika paste
– 1 teaspoon of cumin
– 1 tablespoon of tahini (optional)
– 1 teaspoon of sweet paprika (powder)

1. Put all the ingredients in a processor and grind until obtaining a homogeneous paste. If it is necessary, for a better consistency, add more olive oil, water or aquafaba (water from a chickpeas can).
2. Place in a bowl. Garnish with some chickpeas and olive oil. Sprinkle with parsley and sweet paprika.

 

 

Flaga_polskiWięcej alternatyw

Statystycznie, pytanie, które słyszę najczęściej dotyczy podstawowych spraw. Co jem na śniadanie? Co do chleba? Te błahe zapytania pokazują tylko jak codzienne nawyki nas dominują i ograniczają. Jak kanapka, to tylko z szynką. Bez niej, praktycznie nie mamy alternatyw. Sprawa się pogarsza jeśli próbujemy wyeliminować produkty mleczne. W takim wypadku ser i masło też nie wchodzą w rachubę. Jeżeli dodatkowo ograniczamy cukier, dżemy i słodkie kremy czekoladowe muszą zniknąć. Co do chleba w takim razie?

img_4270

Jest tyle opcji! Idąc przez masła orzechowe, sery wegańskie lub poprostu pieczone warzywa, dochodzimy do świata pysznych past warzywnych. Wśród nich jest jedna perełka, bardzo popularna w ostatnich latach wśród wegetarian (i nie tylko) na całym świecie.

Mowa o hummusie! Pewnie znacie już tę pastę z ciecierzycy wywodzącą się z kultury arabskiej. Skąd jej sukces?

img_4268

Po pierwsze, jest szybka i łatwa w przygotowaniu. Wystarczy zmiksować wszystkie składniki. Nie potrzeba żadnych specjalnych zdolności, tu nic nie może pójść źle. Następnie, niski koszt! Ciecierzyca jest tania, a całą resztę pewnie macie w spiżarni. Jedyny mniej popularny składnik hummusu to pasta sezamowa ‘tahini’. W praktyce, można ją stosować opcjonalnie. Według mnie, nie zmienia znacząco ani smaku ani konsystencji pasty.

Ponadto, hummus daje pole do popisu! Można dodawać do niego różne warzywa i tworzyć nowe smaki np. hummus paprykowy, pomidorowy, buraczany, dyniowy. Jak go jeść? Jako smarowidło na kanapki, tosty, tortille, jako dodatek do sałatek lub warzyw pieczonych w piekarniku. Na gorąco czy na zimno zawsze jest pyszny. Bezpośrednio z miski łyżką też jest boski.

Smaczny i zdrowy, stanowi ważne źródło białka dla osób na diecie wegetariańskiej. Warto spróbować!

img_4273

Hummus paprykowy

Składniki:

– 1 szklanka ugotowanej ciecierzycy
– 1 łyżka oliwy z oliwek
– 1 łyżeczka soku z cytryny
– 1 łyżeczka pasty z czosnku (lub ząbek czosnku)
– 1 łyżka pasty z papryki*
– 1 łyżeczka kuminu w proszku
– 1 łyżka pasty tahini (opcjonalnie)
– 1 łyżeczka słodkiej papryki w proszku*

*wersja podstawowa – bez pasty z papryki i papryki w proszku, z odrobiną soli

1. Umieścić wszystkie składniki w malakserze i zmiksować aż do uzyskania gładkiej pasty. Jeśli to konieczne, dla lepszej konsystencji, dodać więcej oliwy z oliwek, wody lub aquafaby (woda z puszki po ciecierzycy).
2. Wyłożyć pastę do miseczki. Udekorować ciecierzycą i oliwą z oliwek. Posypać natką pietruszki i słodką papryką.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s