Truques e batotas | Tricks and cheats| Sztuczki i oszustwa

FullSizeRender.jpg


flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

Nos últimos anos a tendência de se preocupar com a saúde e o bem-estar aumentou sem dúvida. Todo o mundo quer ser mais fit, mais elegante e mais saudável. A nossa imagem é tão importante como nunca, logo aí temos mais cuidado com alimentação, adaptamos bons hábitos e vários estilos de vida. O mercado responde com grande oferta de ginásios, produtos alimentares e dietas detox. Como não ficar maluco com isso tudo? 😀

As mudanças na mentalidade agradam a minha alma. A preocupação com a saúde e as escolhas conscientes são super bem-vindas. Mas a verdade seja dita, ao mesmo tempo é preciso aproveitar a vida! Será sequer possível seguir estas duas filosofias ao mesmo tempo? Claro…usando truques!

As batotas no mundo alimentar são legais e só nos fazem bem. Para mostrar como aplicar umas delas, escolhi um prato considerado saudável, vendido muitas vezes como um almoço light, acompanhado por uma sopa. Bora analisar uma quiche (ou tarte salgada)! Acreditem, de ‘leve’ a nossa amiga não tem nada. Por norma, o recheio é bastante pobre, um pouco de vegetais, alguma proteína de origem animal e muitas, muitas, muitas natas! Às vezes também se adiciona farinha para uma consistência ainda mais cremosa. Secretamente a quiche fica pesada e gordurosa. É um daqueles pratos que engana mesmo!

O que podemos fazer com a nossa inimiga? Como torna-la mais light?

❤ Troquem as natas por um iogurte natural – menos gordura!
❤ Usem uma curgete como a base de recheio – sabor neutro, fica bem com tudo!
❤ Usem muitas ervas aromáticas – assim reduzem o sal!
❤ Para polvilhar a tarte basta só uma fatia de queijo – ralem-na, a quantidade parece pouco mas é suficiente, vamos ter sabor e uma crostinha deliciosa!

O que me dizem? Prontos para a receita da tarte ‘emagrecida’ de curgete e beringela?

 
fullsizerender-3

Ingredientes:

– 1 curgete
– 1/2 beringela
– 1 cebola
– uma mão cheia de espinafre
– 3 ovos
– 1 iogurte natural
– sal, pimenta q.b.
– oregãos, ervas de Provence
– 1 embalagem de massa areada
– 1 fatia de queijo (ralada)

1. Cortar a cebola e refugar em azeite. Deixar arrefecer.
2. Descascar e ralar a curgete. Espremer muito bem com as mãos a curgete ralada para tirar o excesso de água. Colocar numa tigela grande. Adicionar metade de espinafre e mexer.
3. Bater três ovos numa tigela e juntar ao preparado. Adicionar o iogurte, as especiarias e a cebola refugada. Envolver bem.
4. Cortar a beringela em fatias finas e adicionar à mistura.
5. Colocar a massa areada numa forma de tarte. Espalhar o preparado na massa.
6. Decorar com o resto de espinafre. Povilhar com o queijo ralado. Adicinar mais uma pitada de oregãos e as ervas de Provence.
7. Colocar no forno pré-aquecido, temperatura 180 graus, 30-40 minutos. Como todos os fornos são diferentes, ir verificando a cozedura e a cor da tarte. Deixar arrefecer antes de cortar.

fullsizerender-2

 
 

 
flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Tricks and cheats

We all go crazy to become more fit and healthy. At the same time we want to enjoy our favorite meals. How to do it? Make good choices, substitute some of fatty ingredients and prepare healthier versions of your beloved food. Slim down your foodies!

Vegetarian quiche (tart)

Ingredients:

– 1 zucchini
– half of an eggplant
– 1 onion
– a handful of spinach
– 3 eggs
– 1 natural yoghurt
– salt and pepper
– oregano, herbs de Provence
– 1 pack of tart dough
– 1 slice of cheese
– 1 teaspoon of olive oil

1 Stew chopped onion with some olive oil and leave it to cool.
2. Peel and grate the zucchini on a grater. Squeeze well the grated zucchini with you hands to remove excess water. Place in a large bowl. Add half of the spinach and mix.
3. Beat three eggs and combine with zucchini. Add the yogurt, spices and stewed onions. Mix well.
4. Cut the eggplant into thin slices and add into your bowl.
5. Put the tart dough in a oven dish. Distribute evenly our mix on the dough.
6. Garnish with remaining spinach leaves. Sprinkle with grated cheese and a pinch of oregano and Provencal herbs.
7. Bake in preheated oven at 180 degrees 30-40 minutes. As ovens are so different, check the color and consistency of the tart from time to time. Allow to cool before slicing.

 

 
Flaga_polskiSztuczki i oszustwa

W ostatnich latach tendencja o dbanie o zdrowie i dobre samopoczucie zdecydowanie wzrosła. Chcemy być szczuplejsi, piękniejsi i bardziej fit. Nasz wizerunek stał się niezmiernie ważny, dlatego uważamy na to co jemy, nabywamy dobrych nawyków i adaptujemy różne style życia. Rynek szybko reaguje szeroką gamą siłowni, nowych produktów żywieniowych i diet oczyszczających. Jak nie zwariować w takim świecie? 😀

fullsizerender-3

Zmiany w mentalności są jak miód na moje serce. Troska o zdrowie i świadome wybory są bardzo mile widziane. Ale prawdę mówiąc, nie samym katowaniem się człowiek żyje! Wypada korzystać z życia, nieprawdaż? Czy te dwie filozofie można wcielać w życie jednocześnie? Oczywiście … stosując sztuczki!

Sztuczki żywnościowe są legalne i tylko nam wyjdą na zdrowie. Aby pokazać Wam, jak zastosować niektóre z nich wybrałam danie, uważane za zdrowe, często sprzedawane jako lekki lunch, w towarzystwie zupy. Zaanalizujmy quiche (słona tarta)! Uwierzcie mi, ze zdrowia i lekkości nasza przyjaciółka nie ma nic. Zazwyczaj nadzienie jest dość słabe, troszkę warzyw, proteina pochodzenia zwierzęcego i bardzo dużo tłustej śmietany! Czasami również dodawana jest mąka, aby uzyskać bardziej kremową konsystencję. Potajemnie nasza tarta staje się ciężka i tłusta. Jest to jedna z tych potraw, które naprawdę oszukują!

fullsizerender-3

Co możemy zrobić z tą tartą-wrogiem? Jak ją ulepszyć?

❤ Zamiast śmietany, jogurt naturalny – zdecydowanie mniej tłuszczu!
❤ Cukinia jako baza – neutralny smak, pasuje do wszystkiego!
❤ Dużo ziół – w ten sposób ograniczamy użycie soli!
❤ Posypujemy tartę tylko jednym startym plasterkiem sera – wydaje się, że to mało, ale wystarczy. Smak i przypieczony wierzch gwarantowane!

I co Wy na to? Gotowi na przepis na odchudzoną tartę z cukinią i bakłażanem?

Składniki:

– 1 cukinia
– pół bakłażana
– 1 cebula
– garść szpinaku
– 3 jajka
– 1 jogurt naturalny
– sól, pieprz do smaku
– oregano, zioła prowansalskie – do smaku
– 1 opakowanie kruchego lub francuskiego ciasta
– 1 plasterek sera żóltego
– 1 łyżeczka oliwy z oliwek

1. Pokrojoną cebulę poddusić na oliwie z oliwek i pozostawić do wystygnięcia.
2. Obrać i zetrzeć cukinię na tarce z grubymi oczkami. Dobrze wycisnąć startą cukinię w dłoniach, aby usunąć nadmiar wody. Umieścić w dużej misce. Dodać połowę szpinaku i wymieszać.
3. Ubić 3 jajka i połączyć z cukinią. Dodać jogurt, przyprawy i duszoną cebulę. Wymieszać.
4. Pokroić bakłażana na cienkie plasterki i dodać do przygotowanej masy.
5. Wyłożyć formę do tarty kruchym ciastem. Równomiernie rozmieścić masę na cieście.
6. Ozdobić pozostałymi liśćmi szpinaku. Posypać tartym serem i szczyptą oregano i ziół prowansalskich.
7. Piec w piekarniku rozgrzanym do temperatury 180 stopni, 30-40 minut. Bywają różne piekarniki więc od czasu do czasu warto sprawdzić kolor i konsystencję tary. Pozostawić do ostygnięcia przed krojeniem.

FullSizeRender.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s