Bom começo | Good start | Dobry początek

FullSizeRender 2.jpg

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

Se pudéssemos controlar tudo, acordávamos com o pé directo todos os dias, não é? Sorridentes, descansados depois de 10 horas de sono, lindos e maravilhosos, cheios de energia para enfrentar os desafios da vida. Novinhos em folha.

As vossas manhãs correspondem a esta descrição? As minhas também não. Mas ainda não está tudo perdido. Há esperança para a nossa condição matinal horrorosa. Basta começar o dia com um pequeno-almoço milagroso! 🙂

Não é preciso procurar longe. Os alimentos conhecidos, baratos e fáceis de encontrar podem fazer milagres. Primeiro, aveia! Contém fibra e proteína deixando-nos saciados por muito tempo. Ajuda baixar os níveis de açúcar no sangue e os de mau colesterol. Aveia tem vitaminas, antioxidantes, ferro e outros minerais. Apontando todos os benefícios dela podia-se escrever um livro…mas não é esta a minha intenção! É só para explicar que temos ao nosso alcance os produtos realmente valiosos.

FullSizeRender 3.jpg

O segundo ingrediente do meu pequeno-almoço milagroso é chia, também já disponível na maioria dos supermercados. Estas pequenas sementes são poderosas! Têm cinco vezes mais cálcio do que leite, sete vezes mais vitamina C do que laranjas, três vezes mais ferro do que espinafre, duas vezes mais potássio do que banana e oito vezes mais Omega-3 do que salmão. Wow!

Agora é so juntar mel e fruta (não è preciso convencer ninguém que são milagrosos?) e podemos recomeçar o dia. Ainda despenteados e com os olhos inchados mas pelo menos com boa base energética e nutritiva para … viver! 🙂

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de flocos de aveia
– 1 colher de sopa de sementes de chia
– 1 iogurte natural (ou de soja)
– 1 colher de mel
– fruta fresca (papaia e mirtilos)

FullSizeRender.jpg

Como preparar?

1. Colocar a aveia numa tigela e colocar água quente até os flocos estarem ligeiramente cobertos. Deixar arrefecer.
2. Adicionar uma colher de sementes de chia e um iogurte. Misturar bem e colocar no frigorífico durante a noite.
3. No dia seguinte, adicionar fruta fresca e uma colher de mel. O teu pequeno-almoço está pronto!

 

 

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Good start

Overnight oats is the best way to start a day with energy. Join some chia seeds, fresh fruit, a yoghurt and some honey and let your breakfast make you feel full for a long time. So easy yet nutritious! 🙂

Ingredients:

– 3 tablespoons of oatmeal
– 1 tablespoon of chia seeds
– 1 natural yogurt (or soy yoghurt)
– 1 tablespoon of honey
– fresh fruit (papaya and blueberries)

How to prepare?

1. Place oats in a bowl and cover with warm water. Let it cool.
2. Add a tablespoon of chia seeds and one yogurt. Mix well and leave in a fridge overnight.
3. On the next day, add fresh fruit and a tablespoon of honey. Your breakfast is ready!

 

 

Flaga_polskiDobry początek

Gdybyśmy mogli wszystko kontrolować, wstawalibyśmy codziennie prawą nogą, prawda? Uśmiechnięci, wypoczęci po 10 godzinach snu, piękni i wspaniali, pełni energii, aby sprostać wyzwaniom dnia codziennego. Nowi, jak z fabryki.

Wasze poranki nie pasują do tego opisu? Moje też nie. Ale nie wszystko stracone! Jest nadzieja dla naszej porannej kondycji jak z horroru. Wystarczy rozpocząć dzień od cudownego śniadania! 🙂

FullSizeRender 2

Nie trzeba szukać daleko. Znane, tanie i łatwo dostępne produkty mogą czynić cuda. Po pierwsze, płatki owsiane! Zawierają błonnik i białko, pozostawiając uczucie sytości na długo. Pomagają obniżyć poziom cukru we krwi i poziom złego cholesterolu. Owies zawiera witaminy, przeciwutleniacze, żelazo i inne minerały. Możnaby wyliczać i może nawet napisać książkę o korzyściach płynących ze spożywania płatków owsianych… ale nie o to chodzi! Ważne, żeby zrozumieć, że mamy w zasięgu ręki produkty naprawdę wartościowe.

Drugim składnikiem mojego cudownego śniadania jest chia. Te małe nasionka mają moc! Zawierają pięć razy więcej wapnia niż mleko, siedem razy więcej witaminy C niż pomarańcze, trzy razy więcej żelaza niż szpinak, dwa razy więcej potasu niż banany i osiem razy więcej omega-3 niż łosoś. Wow!

Teraz wystarczy dodać tylko miód i owoce (nie trzeba nikogo przekonywać, że są cudownie zdrowe?) i możemy rozpocząć dzień na nowo. Wciąż z potarganymi włosami i opuchniętymi oczami, ale przynajmniej z dobrą i pożywną bazą do … życia! 🙂

FullSizeRender

Składniki:

– 3 łyżki płatków owsianych
– 1 łyżka nasion chia
– 1 jogurt naturalny (lub sojowy)
– 1 łyżka miodu
– świeże owoce (papaja i borówki)

Jak to przygotować?

1. Umieścić płatki owsiane w miseczce i zalać małą ilością ciepłej wody. Pozostawić do ostygnięcia.
2. Dodać łyżkę nasion chia i jogurt. Dobrze wymieszać i włożyć do lodówki na noc.
3. Następnego dnia, dodać świeże owoce i łyżkę miodu. Twoje śniadanie jest gotowe!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s