À volta do mesmo | All the same | W kółko to samo

IMG_2935

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

Sempre gostei de nutrição como uma ciência mas nunca gostei de nutricionistas. É raro encontrar algum que respeite estilos de vida vegetariano e vegano e tem informações suficientes para ajudar. Parece que maioria deles repetem o que aprenderam e não preveêm que hoje em dia há pessoas com outras necessidades alimentares. Por isso, nunca procurei nenhum, fazendo as minhas pesquisas sozinha.

Recentemente tive uma oportunidade de usufruir de uma consulta destas, ganhei coragem e lá fui! Resultado? Estava mentalmente preparada para ouvir críticas de vegetarianismo e um discurso sobre a importância de proteína de origem animal na nossa alimentação. Sabia que isso ia acontecer e não me enganei :D. Ouvi mais uma vez que a proteína vegetal não vale nada e basicamente posso comer baldes de feijão e nada disso vai ser absorvido pelo meu corpo. As leguminosas, sementes, nozes e cereais não têm valor nutricional nenhum em termos de proteína…! Ehh 🙂

IMG_2930.jpg

No entanto, não me posso queixar, não correu tão mal. A nutricionista era compreensiva e tinha uma mente aberta. Deu-me algumas dicas e saí daí sabendo mais. Aprendi algo! Nada sobre vegetarianismo, mas sim sobre alimentação de pessoas que começam a treinar. Como sou novata neste assunto, não sabia muito bem quando e o que comer antes do treino, o que evitar, o que beber depois etc. Agora estou mais consciente.

O que gostei mais foi da pesagem com mais informações (hidratação, o peso de massa magra e gorda etc.). Aqui é que me esperava uma surpresa que me vai motivar sem dúvida. Peso uns 10 kg e tal menos do que devia, o meu nível de obesidade é de -19% e a minha idade biológica é de 13 anos. Meu Deus, até deu-me vontade de rir 😀 O que tenho de mudar? Simples, comer mais!

IMG_2933.jpg

Para começar este processo – panquecas de aveia e chocolate com maçã carmelizada

Ingredientes:

– 1/2 copo de flocos de aveia
– 1 colher de chá de fermento
– 1 pitada de sal
– 1 colher de linhaça moída (ou 1 ovo)
– 150 ml de leite de soja de chocolate

– 1 maçã
– algumas passas
– 1 colher de mel
– 1 colher de óleo de côco

Preparação:

1. Triturar os flocos de aveia com fermento e sal até obter uma mistura em pó. Adicionar leite de soja e linhaça moída misturada antes com 3 colheres de água muito quente (ou um ovo). O preparado de linhaça substitui ovo nesta receita. Triturar tudo mais uma vez.
2. Aquecer uma panela. Colocar o óleo de côco e a maçã cortada em cubos. Deixar cozinhar. Adicionar mel e umas passas. Carmelizar mais uns minutos.
3. Usar outra panela para fritar as panquecas, com óleo de côco, uns minutos dos dois lados.
4. Servir as panquecas com a maçã carmelizada no topo.

 

 

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296All the same

When you hear all the time that you need to gain some weight, cheer yourself up with those oat pancakes with caramelized apple!

Ingredients:

– 1/2 cup of oats
– 1 teaspoon of baking powder
– a pinch of salt
– 1 tablespoon of ground flaxseed (or 1 egg)
– 150 ml of chocolate soymilk

– 1 apple
– some raisins
– 1 tablespoon of honey
– 1 tablespoon of coconut oil

Preparation:

1. Grind the oats with baking powder and salt until you get a powder mixture. Add soy milk and ground flaxseed mixed before with 3 spoonfuls of very hot water (or an egg). The flaxseed substitute an egg in this recipe. Mix it all again.
2. Heat a pan. Put the coconut oil on the pan and join the apple (cut into cubes). Let it simmer a bit. Add honey and some raisins. Caramelize it for a few more minutes.
3. Use another pan to fry the pancakes with coconut oil, a few minutes on both sides.
4. Serve pancakes with the pieces of the apple on the top.

 

 

Flaga_polskiW kółko to samo

Zawsze podobała mi się dietetyka jako nauka, ale nigdy nie podobali mi się dietetycy. Rzadko można spotkać żywieniowca, który szanuje i popiera wegetariański i wegański styl życia i który ma wystarczającą ilość informacji, aby osobie na takiej diecie służyć pomocą i radą. Wielu dietetyków powtarza to, czego się nauczyli i w swoich wywodach nie biorą pod uwagę ludzi o innych potrzebach żywieniowych. W związku z powyższym, nigdy nie korzystałam z usług dietetyka, aby oszczędzić sobie nerwów.

IMG_2933

Niedawno jednak nadarzyła się okazja, zdobyłam się na odwagę i odwiedziłam specjalistę od żywienia. Wynik? Byłam psychicznie przygotowana na to, że wegetarianizm zostanie skrytykowany z góry na dół i że będę zmuszona wysłuchać przemówienia na temat znaczenia białka zwierzęcego w naszej diecie. Wiedziałam, że tak będzie i nie pomyliłam się! 😀 Uświadomiono mnie po raz tysięczny, że białko roślinne jest bezwartościowe, mogę jeść wiadra fasoli codziennie i żadne białko nie zostanie przyswojone przez mój organizm. Rośliny strączkowe, nasiona, orzechy i zboża nie mają żadnej wartości odżywczej…(pod względem zawartości białka). Ehh 🙂

Jednak nie mogę narzekać, nie było aż tak źle. Pani dietetyczka miała otwarty umysł. Udzieliła mi paru rad i wskazówek, które mam nadzieję wcielić w życie. Niestety nie dowiedziałam się niczego nowego na temat wegetarianizmu. Za to jestem mądrzejsza w kwestii żywienia przy wysiłku fizycznym. Wszystko w tej materii jest dla mnie nowością, nie wiedziałam kiedy i co jeść przed treningiem, czego unikać, co pić po wysiłku. Teraz przynajmniej mam mały zarys sytuacji.

Najbardziej podobało mi się jednak ważenie z dodatkowymi informacjami o moim wątłym ciele (nawodnienie, tkanka tłuszczowa, waga mięśni). Tu dopiero spotkała mnie niespodzianka. Niedowaga ponad 10 kilogramów, poziom otyłości jest -19%, a mój wiek biologiczny to 13 lat. Śmiechu warte! Co mam zmienić? Proste, jeść więcej!

IMG_2930

Na rozpoczęcie procesu tycia – naleśniki owsiane z czekoladą i karmelizowanym jabłkiem

Składniki:

– 1/2 szklanki płatków owsianych
– 1 łyżeczka proszku do pieczenia
– szczypta soli
– mielone siemię lniane 1 łyżka (lub 1 jajko)
– 150 ml czekoladowego mleka sojowego

– 1 jabłko
– garść rodzynek
– 1 łyżka miodu
– 1 łyżka oleju kokosowego

Przygotowanie:

1. Zmielić płatki owsiane z proszkiem do pieczenia i solą. Dodać czekoladowe mleko sojowe i zmielone nasiona siemienia zmieszane wcześniej z 3 łyżkami gorącej wody (lub jedno jajko). Nasiona siemienia są zastępnikiem jajka w tym przepisie. Dokładnie wymieszać.
2. Na patelnii rozgrzać olej kokosowy. Dodać jabłko pokrojone w kostkę. Dusić na wolnym ogniu. Dodać miód i kilka rodzynkek. Karmelizować przez kilka minut.
3. Na innej patelnii smażyć naleśniki na oleju kokosowym, kilka minut z obu stron.
4. Podawać naleśniki z karmelizowanymi w miodzie jabłkami i rodzynkami.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s