Tenham paciência! | Be patient! |Miejcie cierpliwość!

IMG_2916.jpg

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

Aposto que os carnívoros radicais e mais chatos não vos deixam em paz e não param de perguntar sobre proteínas. Existe uma ideia que os vegetarianos comem só relva e pedras, assim sendo têm carências, principalmente de proteína (e mais algumas coisas que supostamente não se encontra em produtos de origem vegetal). Mentira! A situação piora quando treinamos e precisamos construir, reparar e renovar os nossos músculos. Somos criticados por não consumir proteínas de origem animal e acusados de destruição do nosso corpo. Parece familiar?

Já passei por isso e aprendi que não vale a pena discutir nem lutar. Com toda a calma do mundo expliquem que há outras fontes de proteína. Podemos a encontrar em quinoa, aveia, millet, feijão, grão, soja, lentilhas, amendoins, amêndoas, cajú, sementes de sésamo, chia, girassol, spirulina, tofu, seitan, brócolos, espinafre e mais! Já dá para compôr alguns pratos, não é? Basta prestar a mínima atenção a este assunto e fazer umas pesquisas. Mas os carnívoros radicais têm que ser convencidos de outra maneira. Têm que provar para acreditar. Façam-lhes a vontade! 🙂

IMG_2915.jpg

 

Burgers de lentilhas e cogumelos com arroz amarelo

Ingredientes:

Burger:

– 1/2 de copo de cogumelos
– 1 cebola pequena
– 1 copo de lentilhas verdes
– 1 ovo
– pão ralado q.b.
– sal, pimenta q.b.
– uma pitada de canela, piri-piri, cominhos, coentros
– 1 colher de garam masala

Acompanhamento:

– 1 copo de arroz
– meia cenoura média
– meia cebola
– azeite
– salsa
– açafrão de Índia

IMG_2919.jpg

Como preparar?

1. É preciso demolhar as lentilhas, durante a noite ou pelo menos umas 4 horas. Depois coze-las em água com sal até ficarem macias.

2. Cortar os cogumelos e uma cebola. Refugar em azeite. Colocar de lado para arrefecer.

3. Entretanto preparar o arroz. Fazer o refugado de cebola e cenoura ralada. Adicionar uma colher de chá de açafrão da Índia. Colocar o arroz no tacho e frita-lo no refugado para absorver os sabores. Em seguida, adicionar 2 copos de água e uma pitada de sal. Misturar bem e deixar o arroz cozer, até a água desaparecer. Colocar a salsa por cima.

4. Preparar os burgers. Triturar as lentilhas cozidas com um ovo e as especiarias, até obter uma pasta. Adicionar os cogumelos com a cebola e triturar ligeiramente, para a pasta ter alguma textura. Colocar a massa num recipiente e ir adicionando o pão ralado até ficar consistente o suficiente para formar os burgers. Pana-los em pão ralado para ganharem uma crosta crocante. Fritar em azeite, 4 minutos de cada lado.

5. Servir e ver as caras dos carnívoros! 🙂

 

 

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Be patient!

Dear vegetarian, are you preoccupied that you don’t have enough protein in your diet? Do you hear all around you that you can find it only in meat? Such a lie!

There are many vegetal sources of protein. All types of bean, lentils, quinoa, oats, millet, soja, almonds, peanuts, a lot of vegetables such as broccoli and spinach. It’s really nothing difficult to include those products in your everyday meals.

Prepare those lentil burgers for your carnivore friends and they won’t bug you more about protein! 🙂

Ingredients:

Burgers:

– 1/2 of a cup of mushrooms
– 1 small onion
– 1 cup of green lentils
– 1 egg
– breadcrumbs
– salt, pepper
– a pinch of cinnamon, chili pepper, cumin, coriander
– 1 tablespoon of garam masala

Side dish:

– 1 cup of rice
– a half of a medium carrot
– a half of an onion
– olive oil
– parsley
– turmeric

How to prepare?

1. It is necessary to soak the lentils overnight or at least about 4 hours. Then cook them in salted water until tender.

2. Cut the mushrooms and onion. Fry with olive oil. Put aside to cool.

3. Meanwhile prepare the rice. Fry onion and grated carrot with a bit of olive oil. Add a teaspoon of turmeric. Place the rice in the pan, mix with the onion and the carrot and fry, it will absorb the flavors. Then add 2 cups of water and a pinch of salt. Mix well and let the rice cook until the water disappears. Place the parsley on top.

4. Prepare the burgers. Mash the cooked lentils with an egg and spices, it will have a consistency of a paste. Add the mushrooms to the onion and crush slightly, you will want to have some texture, some bigger pieces. Place the lentils mixed with the mushrooms in a bowl and go adding breadcrumbs. Your paste needs to get consistent enough for you to be able to form the burgers. Pass them in breadcrumbs to gain a crispy crust. Fry in olive oil, 4 minutes each side.

5. Serve and see the faces of carnivores! 🙂

 

 

Flaga_polskiMiejcie cierpliwość!

Założę się, że radykalni mięsożercy ciągle Was maltretują pytaniami o białko. Istnieje pogląd, że wegetarianie jedzą jedynie trawę i kamienie, a więc skazani są na życie z wiecznymi niedoborami, głównie białkowymi (choć nie tylko, bowiem teoretycznie w produktach pochodzenia roślinnego nie ma nic wartościowego). Bzdura! Sytuacja pogorsza się, gdy trenujemy i potrzebujemy składników do budowy i rekonstrukcji mięśni. Jesteśmy krytykowani za nieprzyjmowanie białka pochodzenia zwierzęcego i oskarżani o destrukcję własnego ciała. Brzmi znajomo?

Już przez to przeszłam i wiem z doświadczenia, że nie warto się kłocić ani walczyć. Lepiej spokojnie wytłumaczyć, że istnieją inne źródla białka (a jakże!}. Możemy je znaleźć w płatkach owsianych, komosie ryżowej, w kaszy jaglanej, w fasoli, grochu, soji, soczewicy, fistaszkach, migdałach, nerkowcach, nasionach sezamu, chia, słonecznika, w spirulinie, tofu, seitanie, brokułach, szpinaku…można by wymieniać. Lista jest długa i pozwala na skomponowanie pełnowartościowyh dań. Wystarczy odrobina chęci, czasu i uwagi. Niestety, radykalni mięsożercy muszą być przekonani w inny sposób. Muszą spróbować, żeby uwierzyć. Do garów więc, udowodnijmy, że się da! 🙂

IMG_2916

 

Kotleciki z soczewicy z źółtym ryżem

Składniki:

Kotleciki:

– 1/2 szklanki grzybów
– 1 mała cebula
– 1 szklanka zielonej soczewicy
– 1 jajko
– bułka tarta
– sól pieprz
– szczypta cynamonu, papryka chili, kminek, kolendra
– 1 łyżka garam masala

Dodatek – źółty ryż:

– 1 szklanka ryżu
– połowa średniej marchewki
– pół cebuli
– oliwa z oliwek
– pietruszka
– kurkuma

Jak to przygotować?

1. Konieczne jest namoczenie soczewicy przez noc lub co najmniej na około 4 godziny. Następnie ugotować ją w osolonej wodzie do miękkości.

2. Pokroić pieczarki i cebulę. Smażyć na oliwie z oliwek. Odłożyć na bok do ostygnięcia.

3. W międzyczasie przygotować ryż. Przesmażyć cebulę i tartą marchew z odrobiną oliwy z oliwek w garnku. Dodać łyżeczkę kurkumy. Wsypać ryż do garka, wymieszać z cebulą i marchewką i przesmażyć. Następnie dodać 2 szklanki wody i szczyptę soli. Dobrze wymieszać i gotować ryż aż pochłonie całą wodę. Po ugotowaniu, posypać pietruszką.

4. Przygotować kotleciki. Zblendować gotowaną soczewicę z jajkiem i przyprawami, aż do kremowej konsystencji. Dodać grzyby z cebulą i jeszcze raz delikatnie zblendować, tak aby w naszej miksturze widać było większe kawałki. Przenieść wszystko do miski i dodawać stopniowo bułkę tartą. Mikstura musi być na tyle spójna, aby można było z niej formować kotleciki. Panierować je w bułce tartej, aby uzyskać chrupiącą skórkę. Smażyć na oliwie z oliwek, 4 minuty z każdej strony.

5. Podawać i obserwać twarze mięsożerców 🙂

IMG_2915.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s