Efeitos da chuva | Rain effects | Efekty deszczu

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Vejam lá se não é verdade. Este tempo chuvoso simplesmente não nos deixa a escolha. Somos extremamente obrigados pelas circunstâncias para cometer os crimes alimentares. É que não há mesmo outra hipótese! Amigos, sinto-me forçada de acompanhar o meu café com um bolo! 🙂 E vocês?

Se sofrem do mesmo síndrome de ´chuva ama bolinhos´, façam uma batota comigo. Pensando bem, um bolo saudável e nutriente era boa ideia. Um bolo que para enganar chamava-se de ‘pão’ mas era docinho e não precisava de açúcar para ter este sabor. De preferência sem farinha de trigo. Com tantas exigências, só posso estar a sonhar! Naaaaah, não percam a esperança. Uma maravilha destas existe!

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Pão de banana com chia e arandos (ou passas)

Ingredientes:

– 1 copo de farinha de arroz (podem comprar na loja ou fazer em casa triturando arroz)
– 1 pitada se sal
– 2 colheres de chá de fermento em pó

– 2 bananas maduras
– 1 ovo
– 1 colher de mel
– 1/2 copo de leite vegetal
– 1 colher de sementes de chia
– uma mão cheia de arandos (ou passas)
– 2 colheres de manteiga derretida

1. Misturar ingredientes secos numa tigela (farinha, sal e fermento).
2. Esmagar as bananas com ajuda de um garfo e colocar numa outra tigela. Adicionar o ovo, mel e manteiga. Misturar bem.
3. Ir adicionando os ingredientes secos e leite ao preparado.
4. No final pôr as sementes de chia e arados (ou passas) e misturar bem.
5. Colocar o preparado numa forma untada com manteiga ou óleo de côco.
6. Pôr no forno previamente aquecido, temperatura 150 graus, 45 minutos (até o bolo cozer – verificar com um palito).
7. Deixar arrefecer e depois desfrutar!

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flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Rain effects

Rainy days force me to commit food crimes. I feel totally obligated to accompany my coffee with a cake. How about you, guys? 🙂

Since I really can’t say ‘no’ to sweets, I try to make healthier versions of my favorites. Full of nutrients and flavor, without sugar and wheat flour. Sounds good to me!

Banana bread with chia and cranberries (ou raisins) – give it a try 🙂

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Ingredients:

– 1 cup of rice flour (you can use a bought one or make it on your own)
– a pinch of salt
– 2 teaspoons of baking powder

– 2 ripe bananas
– 1 egg
– 1 tablespoon of honey
– 1/2 cup of non-diary milk
– 1 tablespoon of chia seeds
– a handful of cranberries (ou raisins)
– 2 tablespoons of melted butter

1. Mix dry ingredients in a bowl (rice flour, salt and baking powder).
2. Smash bananas with a fork and put them in another bowl. Add the egg, honey and melted butter. Mix very well.
3. Little by little, add milk and dry ingredients to your banana mixture.
4. In the end, add chia seeds and cranberries (ou raisins) and again, mix well.
5. Put everything in a ‘cake form’ greased with butter or coconut oil.
6. The last step is to put it in the oven – 150 Celsius degrees, 45 minutes.
7. Let it cool and enjoy!

 

 

Flaga_polskiEfekty deszczu

Zgadzacie się ze mną, że ta deszczowa pogoda nie pozostawia nam wyboru? Że jesteśmy zmuszeni do popełniania żywieniowych zbrodni? Nie wiem jak Wy, ale ja czuję się całkowicie zobligowana do wypicia mojej kawy delektując się przy niej czymś słodkim. 🙂

Najlepiej gdyby to było ciasto zdrowe i odżywcze. Słodkie, ale nazywane ‘chlebkiem’ dla zmyły. Bez cukru i bez mąki pszennej. Za dużo wymagam? Otóż nie. Takie cuda naprawdę istnieją.

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Chlebek bananowy z nasionami chia i żurawiną (lub rodzynkami)

Składniki:

– 1 szklanka mąki ryżowej (kupna albo domowa – wystarczy zmielić ryż na pył)
– szczypta soli
– 2 łyżeczki proszku do pieczenia

– 2 dojrzałe banany
– 1 jajko
– 1 łyżka miodu
– pół szklanki mleka roślinnego
– 1 łyżka nasion chia
– garść żurawiny albo rodzynek
– 2 łyżki roztopionego masła

1. Wymieszać w misce suche składniki (mąka, sól i proszek do pieczenia).
2. W drugiej misce, przy pomocy widelca, zrobić papkę z bananów. Dodać jajko, miód i masło. Dobrze wymieszać.
3. Stopniowo dodawać suche składniki i mleko, do mikstury bananowej.
4. Na koniec, dodać nasiona chia i żurawinę/rodzynki i ponownie wymieszać.
5. Wyłożyć masę do formy wysmarowanej masłem lub olejem kokosowym.
6. Piec w nagrzanym wcześniej piekarniku, temperatura 150 stopni, 45 minut, kontrolując kolor ciasta i suchość patyczka 😀
7. Ostudzić i cieszyć się smakiem.

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