Manhã colorida | Colorful morning | Kolorowy poranek

smoothie 1

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Reparei que tenho posto só receitas de doces e almoços/jantares. Até parece que não tomo o pequeno-almoço 🙂 É a minha refeição de estimação que nunca mas mesmo nunca escapo!

Não se tem dado muita atenção ao pequeno-almoço (com muita pena minha!). Continua ser considerada uma refeição óbvia e pouco interessante. O que se pode inventar? Em Portugal – torradas, pasteis, leite, café? Na Polónia – sandes, ovos mexidos, cereais, chá? Sempre a mesma coisa. Atenção! São estereótipos! Isso tem mudado e agora os pequenos-almoços surpreendem 🙂

Gosto muito da ideia de batidos verdes para as manhãs. Acho uma coisa fantástica dar ao corpo uma dose brutal de vitaminas e microelementos tão cedinho. Admiro as pessoas que conseguem fazer isso! Eu infelizmente não consigo. De manhã preciso de alguma coisa mais doce…já estavam à espera disso, não é? 🙂 Alguma coisa mais colorida para me animar e dar forças. Os batidos verdes ficam para o lanche.

Normalmente, os cereais e leites vegetais são a minha base. Às vezes faço a minha granola (receita aqui: https://pandaveggies.wordpress.com/2015/02/15/vamos-comecar/). Quando não tenho paciência compro muesli integral com pedaços de chocolate preto.

Relativamente aos leites vegetais, por norma faço os meus em casa (adoro especialmente o leite de côco caseiro) ou também compro. Hoje em dia há muita variedade no mercado. Podemos fugir de leite de soja e comprar o de aveia, avelã, amêndoas.

Depois é só juntar fruta, nozes, super-alimentos, frutos secos, chocolate (hmm…!).

Aqui está a minha ‘smoothie bool’ para pequeno-almoço.

Ingredientes:
– 6 morangos
– 1 banana (guarem uns pedaços de morango e banana para decoração)
– 2 colheres de sopa de aveia
– um pouco de leite vegetal
– amêndoas, bagas de goji, sementes de chia, sementes de girasol

1. Pôr aveia na água quente por alguns minutos (até ficar macia). Podem também deixa-lá assim durante a noite.
2. Triturar morangos, banana, aveia e um bocado de leite.
3. Pôr a mistura numa tigela. Decorar com pedaços de morango e banana. Adicionar amêndoas, bagas de goji e sementes.

Tão fácil, tão bom! 🙂

smoothie 2

  

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Colorful morning

I realized that I have been posting only recipes for dessert and lunches/dinners. It seems that I don’t eat breakfast 🙂 It’s my favorite meal ever!

I think that breakfast still doesn’t get the attention it should. It’s still considered an obvious and uninteresting meal. After all, what can you invent? In Portugal – toast, biscuits, milk, coffee? In Poland – sandwiches, scrambled eggs, cereals, tea? It’s always the same thing. But hey! Those are stereotypes! The situation has been changed and now the breakfast can really surprise you 🙂

I love the idea of ​​green smoothies in the morning. I think it’s fantastic to give to your body a brutal dose of vitamins and microelements so early. I admire people who can do this! Unfortunately I can’t. In the morning I crave for something sweeter…you were already expecting that, right? 🙂 Something more colorful to cheer me up and give strength. I leave green smoothies for snack.

Normally, cereals and dairy milks are my base. Sometimes I make my granola (recipe here: https://pandaveggies.wordpress.com/2015/02/15/vamos-comecar/). When I have no patience, I buy muesli with pieces of dark chocolate.

Usually I make my own non-diary milk at home (I love the homemade coconut milk). Sometimes I also buy one. Nowadays there is a lot of variety in the market. We can get away from soy milk and buy milk made of oats, hazelnuts, almonds.

Then just join fruit, nuts, super foods, dry fruit, chocolate (hmm …!).

Here you have my ‘breakfast smoothie bowl’.

Ingredients:
– 6 strawberries
– 1 banana (leave apart a few slices of banana and strawberry for decoration)
– 2 tablespoons of oats
– some non-diary milk
– almonds, goji berries, chia seeds, sunflower seeds

1. Leave oats soaked in warm water for a few minutes (till they get soft). If you want, you can leave it overnight.
2. Blend strawberries, banana, milk and oats in a food processor.
3. Put the smoothie in a bowl, add superfoods (seeds, almonds) and decorate with strawberry and banana slices.

So simple, so yummy! 🙂

 

 

Flaga_polskiKolorowy poranek

Śniadanie to najważniejszy posiłek dnia – wszyscy to wiemy :).
Ważne, żeby naładował nas dobrą energią i radością!

Przepis na energetyczny koktajl śniadaniowy 🙂

Składniki:
– 6 truskawek
– 1 banan
– 2 łyżki płatków owsianych
– trochę mleka roślinnego
– migdały, jagody goji, nasiona chia i nasiona słonecznika

1. Namoczyć płatki owsiane w ciepłej wodzie przez kilka minut (aż zmiękną). Można zostawić je w wodzie na noc.
2. Zmiksować namoczone płatki z truskawkami, bananem i odrobiną mleka.
3. Przelać smoothie do miseczki i udekorować bananem i truskawkami.
4. Dodać migdały, nasiona i jagody goji.

Dzień dobry!

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