Pecados saudáveis | Healthy sins | Zdrowe grzechy

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É oficial. Estamos de dieta! Aliás, um decidiu de perder uns quilos e outro tem que estar de dieta também, quer queira quer não :D. O casal tem que se apoiar e nada melhor do que fazer os sacrifícios juntos! 🙂

Obviamente estou muito feliz porque temos comido só coisas saudáveis. Montes de vegetais crus, cozidos à vapor, saladas, sopas, fruta, sementes, toneladas de água com canela, cházinhos. Temos-nos sentido muito melhor, com mais energia e vontade de aproveitar a vida. Quem tenha dúvidas, aqui está mais um exemplo – a dieta vegetariana saudável faz milagres! Apoio o meu ‘mais-que-tudo’ com coração e todas as forças! 🙂

É tudo muito bonito e o mundo assim era perfeito mas há um problema! Adoro doces e não consigo sobreviver sem eles nem um dia. E agora? Como fazer? Comer às escondidas? 😀 Não…tive que inventar outra coisa para poder comer com a consciência tranquila e não ser uma ‘desmancha-dietas’.

Na minha cabeça apareceu uma ideia e logo decidi tentar. Que tal um bolo de millet? Sem farinha de trigo, sem ovos, sem açúcar. Uma delícia super saudável.

Ingredientes:
– 1 copo de millet
– 1 copo de leite de côco (ou outro leite vegetal)
– 1 copo de sumo natural de mirtilo
– 4 colheres de mel
– uma mão cheia de mirtilos

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1. Primeiro, é preciso fazer a farinha de millet. Colocamo-lo num processador de comida e trituramos até obter a farinha.

2. Dividimos a farinha em dois. Uma parte (1/2 de copo) vai para uma panela com o copo de leite de côco e 2 colheres de mel. A outra parte (1/2 de copo) vai para outra panela com o copo de sumo e 2 colheres de mel.

3. Cozemos o millet assim preparado em duas panelas ao mesmo tempo, sempre misturando em lume brando. Quando engrossar (por volta de 15 minutos), começa a magia 🙂

4. Numa forma de bolo pomos primeiro o millet cozido com o leite vegetal, espalhamos bem. Isso é a base do nosso bolo. Em cima disso, colocamos o segundo millet (cozido com o sumo). Metemos alguns mirtilos no meio.

5. Não é possível comer o bolo logo após a preparação. Aliás, podem comer à vontade mas ele não vai ter forma nenhuma e vai ser mais líquido. É preciso ele arrefecer e ganhar a forma. Deixem-no em paz por algumas horas e depois ainda ponham no frigorífico. Assim vai ficar perfeito.

Espero que gostem! Realmente, a necessidade é a mãe de invenção 😀

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flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Healthy sins

It’s official. We are on a diet! Well, one of us decided to loose some weight and the other has to be on diet too, willing or not. A couple has to support each other and there’s nothing better than making sacrifices together 🙂

Obviously I’m very happy because lately we have eaten only healthy stuff. Raw vegetables, steam cooked, salads, soups, fruit, seeds, tons of water with cinnamon, teas. We feel much better, with more energy and desire to enjoy life. Anyone who has doubts, here’s another proof – healthy vegetarian diet makes miracles! I support my ‘more-than-anything’ with all my heart and strength! 🙂

It’s all very beautiful and the world would be perfect but there is a problem! I love sweets and can’t survive without them even a day. And how about now? What to do? Eat secretly? 😀 No … I had to come up with something else to be able to eat with a clear conscience and not be a ‘diet-killer’.

I had an idea and decided to try it at once. How about a millet cake? No flour, no eggs and no sugar. A super healthy delight.

Ingredients:
– 1 cup of millet
– 1 cup of coconut milk (or any other nondairy milk)
– 1 cup of natural blueberry juice
– 4 tablespoons of honey
– a handful of blueberries

1. First, you need to make millet flour. Place it in a food processor and mix until getting the flour.

2. Divide the flour in two. One part (1/2 of a cup) goes into a pot with the 1 cup of the coconut milk and 2 tablespoons of honey. The other part (1/2 of a cup) goes into another pan with the cup of juice and 2 tablespoons of honey.

3. Cook the millet prepared this way in two pans at once, always mixing on low heat. When thickened (about 15 minutes), the magic begins 🙂

4. Prepare a cake form and first put the millet cooked with vegetable milk, spread well. This is a base of our cake. On top of that, put the second millet (cooked with the juice). Put some blueberries in the middle.

5. You shouldn’t eat the cake at once after preparation. Well, technically you can but it won’t have any form and will be more liquid. You need to let it cool. Leave it in peace for a few hours and then put in the fridge. After all this time, it’ll be perfect.

I hope you enjoy! Indeed, necessity is the mother of invention 😀

 

 

Flaga_polskiZdrowe grzechy

Coniektórzy w domu są na diecie, a ja ciągle mam ochotę na słodycze! Jak z tego wybrnąć? Wymyślić zdrowe ciasto!

Jagodowe ciasto z kaszy jaglanej.

Składniki:
– 1 szklanka suchej kaszy jaglanej
– 1 szklanka mleka roślinnego (u mnie domowe mleko kokosowe)
– 1 szklanka soku jagodowego
– 4 łyżki miodu
– garść jagód

1. Zmielić kaszę jaglaną na mąkę.
2. Podzielić mąkę na dwie części. Jedną z nich wymieszać z mlekiem i 2 łyżkami miodu. Drugą z sokiem jagodowym i następnymi 2 łyżkami miodu.
3. Tak przygotowaną kaszę gotować w dwóch osobnych garczkach, na małym ogniu, mieszając przez około 15 minut.
4. Przygotować formę do ciasta wyłożoną papierem do pieczenia (użyłam keksówki). Najpierw wyłożyć do niej masę jaglaną z mlekiem – baza naszego ciasta.
5. Na wierzch, delikatnie wylać drugą masę (z sokiem jagodowym) i zatopić w niej jagody.
6. Odstawić ciasto do całkowitego wystygnięcia, a następnie niech powędruje na kilka godzin do lodówki.

Smacznego!

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