Buddha bowl | Miska Buddy

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Que chatice! 😀 Outra vez um prato super simples, saudável, colorido e muito versátil. Outra vez um prato que nos deixa usar a imaginação e os restos de frigorifico. Outra vez um prato que só nos faz bem, é natural e é perfeito para dias quentes quando não nos apetece nem cozinhar nem comer muito. 🙂 Já sabem porque me apaixonei logo pelo ‘Buddha bowl´?

Mas o que é isso?

O ´Buddha bowl’ é, nada mais, nada menos do que uma tigela cheia de diversos vegetais. Aqui não há nenhuma receita a seguir, não há regras. Há apenas algumas dicas sobre os elementos que deviam aparecer (deviam mas não é obrigatório). Prato rebelde e cheio de liberdade 🙂 I’m lovin’ it cada vez mais!

O ‘Buddha bowl’ devia ser constituido por:

1. Verduras – podem encher a tigela com alface, espinafre ou qualquer outro tipo de folhas verdes. Isso serve como base de vosso prato e devia ocupar muuuuuito espaço na tigela.
2. Vegetais – podem pôr o que quiserem! 🙂 É melhor escolher vegetais crus ou cozidos à vapor. Desta vez usei cenoura, beterraba, couve vermelha, tomate e batata doce.
3. Proteínas – aqui podem escolher por exemplo qualquer tipo de feijão, grão de bico, tofu ou queijo.
4. Cereal – ponham arroz, quinoa, bulgur, millet.
5. Extras – por exemplo frutos secos, sementes etc. Eu adicionei sementes de girasol, chia e sésamo.
5. Molho – azeite, vinagre, iogurte (no meu caso azeite e vinagre de sidra).
7. Especiarias e ervas – sal, pimenta, coentros, manjericão etc.

Como se faz? Ponham tudo numa tigela. Não é preciso misturar! O prato tão preguiçoso 🙂

Mas o ‘buddha bowl’ não é só isso. Tem também um lado espiritual. Todos os elementos do prato deviam ser apreciados e valorizados. O prato devia ser consumido em calma e gratidão. 🙂

Aproveitem!

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flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Budda bowl

What a bad luck! 😀 Again we have a super simple, healthy, colorful and very versatile dish. Again a dish that lets us use our imagination and leftovers from a fridge. Again a dish that just makes us feel good, it’s natural and perfect for hot days when we do not feel like cooking or even eat a lot. 🙂 Now you understand why I felt in love with ‘the Buddha bowl’ at once?

But what it is exactly?

The ‘Buddha bowl’ ‘is, nothing more, nothing less, but a bowl full of various vegetables. There’s no recipe to follow, there’re no rules. Just a few tips about ingredients that should appear (but aren´t required). Such a rebel dish and full of freedom 🙂 I’m lovin’ it more and more!

The ‘Buddha bowl’ should be composed of:

1. Greens- you can fill the bowl with lettuce, spinach or other leafy green. This serves as a base of your dish and should take a loot of space in the bowl.
2. Vegetables – you can put whatever you want! 🙂 The best is to choose raw or steamed vegetables. This time I used carrots, beets, red cabbage, tomatoes and sweet potatoes.
3. Proteins – here you can choose for example any kind of beans, chickpeas, tofu or cheese.
4. Cereal – put rice, quinoa, bulgur, millet.
5. Extra ingredients – for example nuts, seeds, etc. I added sunflower, chia and sesame seeds.
6. Sauce – olive oil, vinegar, yogurt (in my case olive oil and cider vinegar).
7. Spices and herbs – salt, pepper, coriander, basil etc.

How is it done? Put everything in a bowl. No need to mix! The dish so lazy 🙂

But the ‘Buddha bowl’ means something more. It also has a spiritual side. All elements of the dish should be appreciated and valued. The dish should be consumed calmly and with gratitude. 🙂

Enjoy!

 

 

Flaga_polskiMiska Buddy

Jeden z bardzo popularnych pomysłów na sałatkę 🙂

Z czego składa się ‘miska Buddy’?

1. Zielenina – sałata, szpinak, rukola, jakiekolwiek jadalne rośliny liściaste. Ta warstwa służy jako baza, objętościowo największa.

2. Warzywa – na cokolwiek macie ochotę! Najlepiej surowe albo gotowane na parze. U mnie – marchewka, burak, czerwona kapusta, pomidor i batat.

3. Białko – rośli strączkowe (fasola, ciecierzyca), tofu, ser.

4. Produkty pełnoziarniste – kasza, ryż, makaron. U mnie kasza jaglana <3.

5. Dodatki – orzechy, suszone owoce, nasiona. U mnie – nasiona słonecznika, chia i sezamu.

6. Dressing – oliwa z oliwek i ocet , jogurt.

7. Przyprawy i zioła – sól, pieprz, oregano, tymianek.

Ładujemy wszystko do michy i NIE mieszamy.

Ot i mamy miskę Buddy! 😀 Ale to nie wszystko. Niby prosta sałatka, ale jej konsumowanie powinno mieć wymiar spirytualny. Jedzmy z wdzięcznością!

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