Indiano à batota | Cheated Indian | Oszukany Hindus

IMG_1027

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

 

Há um sitio em Lisboa onde volto regularmente há alguns anos. É um restaurante indiano onde o meu marido levou-me um dia nas minhas férias quando ainda namorávamos e não vivia em Portugal. Como na Polónia a comida indiana não é muito popular e antes não tinha oportunidade de a provar, fiquei totalmente apaixonada por esta delícia exótica! Finalmente havia um sitio com muita variedade de pratos vegetarianos que não eram chatos e sem sabor, havia combinações desconhecidas para mim e sabores novos. Fiquei babada pelas especiarias e todo o clima ‘indiano’.

Bem, tenho consciência que a comida indiana que encontramos cá, provavelmente não é uma boa representação da India verdadeira. Digamos que é indiano para palatos europeus. Não faz mal! Mesmo assim gosto deste ‘indiano à batota’ e agora não quero outra coisa! Se pudesse, comia isso todos os dias, mas os dois, a minha carteira e o meu estômago, iam sofrer bastante.

Podem dizer, então porque não fazes isso em casa? Já tentei várias vezes preparar um caril mas nunca ficava bem. Parecia que faltava alguma coisa. Que o sabor não era profundo. Que as especiarias não batiam certo. Não havia harmonia de sabores! Nunca satisfeita com o resultado, deixei de tentar por algum tempo.

Como sou teimosa, no outro dia retomei as tentativas. Não pode ser! Tenho que fazer um bom caril 🙂

Estranhamente desta vez resultou!

Ingredientes:

  • vegetais à escolha (usei cebola, grão, batata doce, brócolos, feijão verde)
  • caril em pó (2 colheres de sopa)
  • gengibre ralado (1 colher de chá)
  • açafrão de India (1 colher de chá)
  • cominhos (1/2 de colher de chá)
  • coentros (1/2 de colher de chá)
  • pimentão doce (1/2 de colher de chá)
  • canela (uma pitada)
  • sal, pimenta (umas pitadas)
  • vinagre de cidra (3-4 colheres de sopa)
  • pasta de alho (1 colher de sopa)
  • leite de coco (1 lata)
  • arroz basmati
  • azeite

IMG_0990

  1. Primeiro cortei os vegetais, cozi um bocado a batata doce. Misturei todos com azeite, sal e pimenta num wok e deixei refugar.
  2. Entretanto preparei a minha pasta de caril – misturei 3-4 colheres de vinagre de cidra com caril em pó e as restantes especiarias, pasta de alho e gengibre ralado. A pasta não devia ficar muito liquida (adicionem mais especiarias ou menos vinagre).
  3. Misturei a pasta de caril com os meus vegetais e deixei por algum tempo no lume brando.
  4. Adicionei o leite de coco e deixei guisar por 10 minutos.
  5. Entretanto fiz arroz basmati (2 copos de água por 1 copo de arroz).
  6. Depois é só servir e comer!

O gengibre, o vinagre e as boas especiarias ajudam obter o resultado semelhante a este que adoro! Apesar de nunca ser igual ao ‘verdadeiro’, acho que é uma alternativa boa e mais saudável. Sabemos exactamente o que pomos no tacho. Também fica muito menos gorduroso do que os pratos no meu restaurante preferido (com todo o respeito e amor :P).

Como o tal restaurante é muito especial para mim, obviamente não deixarei de lá ir. Encorajada com o caril de sucesso, vou lá com outra postura 😀 Vou procurar inspiração! Vou tentar reinventar os meus pratos indianos favoritos em casa. Brevemente haverá mais!
 

 
flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Cheated Indian

There is a place in Lisbon which I visit regularly for years. It is an Indian restaurant where my husband took me one day on my vacation when we were still dating and I didn’t live in Portugal. In Poland, Indian food is not very popular so I had had no opportunity to try it before. When I tried it in Portugal, I felt in love with this exotic delight! Finally there was a place with a big variety of vegetarian dishes that were not boring and tasteless, with unknown combinations and new flavors. I got crazy with the spices and the whole ‘Indian’ atmosphere.

Well, I am aware that the Indian food that we find here, probably is not a good representation of the real India. Let’s call it an Indian food for European palates. Nevermind! I still like ike this ‘cheated Indian’ and now I do not want anything else! If I could, I would eat it every day but my wallet and my stomach would suffer considerably.

So now you say, why don’t you try to cook it at home? I’ve tried several times to prepare a curry but it never came out well. It seemed like something was missing. The flavor was not deep. The spices didn’t pop out. There wasn’t harmony of flavors! Never satisfied with the result, I stopped trying for some time.

Since I am stubborn, on the other day I had to try again. Can’t be! I can cook a good curry 🙂

Strangely this time it worked!

Ingredients:

– vegetables that you like (I used onions, chickpea, green beans, sweet potatoes, broccoli)
– curry powder (2 tablespoons)
– grated ginger (1 teaspoon)
– curcuma (1 teaspoon)
– cumin (1/2 teaspoon)
– coriander (1/2 teaspoon)
– sweet paprika (1/2 teaspoon)
– cinnamon (a pinch)
– salt, pepper (a pinch)
– cider vinegar (3-4 tablespoons)
– garlic paste (1 tablespoon)
– coconut milk (1 can)
– basmati rice
– olive oil

  1. First I cut vegetables and cooked one sweet potato in water. Then I mixed everything with olive oil, salt and pepper in a wok and let it stew a bit.
  2. Meanwhile I prepared my curry paste – I mixed 3-4 tablespoons of cider vinegar with curry powder and other spices, garlic paste and grated ginger. The paste should not be very liquid (add more spice or less vinegar).
  3. I mixed the curry paste with vegetables and my left cook for some time.
  4. Then I added the coconut milk and let stew for 10 minutes.
  5. Meanwhile I prepared the basmati rice (2 cups of water for 1 cup of rice).
  6. Then just serve and eat!

The ginger, vinegar and spices help to get the result similar to my beloved one! Of course it’ll never be the ‘real’ one but I think it is a good and healthier alternative. We know exactly what we put in the pot. It is also much less fatty than the food at my favorite restaurant (with all the respect and love: P).

The restaurant is very special to me so obviously I will certainly go there more. Encouraged by the success of curry, I’m gonna show up there with another attitude 😀 I’ll look for inspiration! I’ll try to reinvent my favorite Indian dishes at home. Soon there will be more!
  

Flaga_polskiOszukany Hindus

Egzotyczny smak indyjskiej potrawy w Twojej kuchni 🙂

Składniki:IMG_1027

– warzywa (cebula, cieciorka, bataty, brokuły, zielona fasolka)
– przyprawa curry w proszku – 2 łyżki
– tarty świeży imbir – 1 łyżeczka
– kurkuma – 1 łyżeczka
– kmin rzymski (kumin) – 1/2 łyżeczki
– kolendra – 1/2 łyżeczki
– słodka papryka – 1/2 łyżeczki
– szczypta cynamonu
– szczypta soli i pieprzu
– ocet jabłkowy – 3-4 łyżki
– wyciśnięty czosnek – 1 łyżka
– puszka mleka kokosowego
– ryż basmati
– oliwa z oliwek

Jak to zrobić?

1. Pokrojone warzywa i lekko podgotowane bataty wymieszać z oliwą, solą i pieprzem i gotować na małym ogniu.
2. W międzyczasie przygotować pastę curry – zmieszać 3-4 łyżki octu jabłkowego z curry i resztą przypraw, czosnkiem i imbirem. Pasta nie powinna być bardzo płynna (w razie potrzeby dodać więcej przypraw/mniej octu).
3. Wymieszać pastę z warzywami i dusić na małym ogniu.
4. Dodać mleko kokosowe i gotować przez 10 minut. Gotowe!
5. Podawać z ryżem basmati (gotowanie – 1 szklanka ryżu na 2 szklanki wody).

Smacznego!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s