A partir de amanhã… | Starting tomorrow… | Od jutra…

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Já disse isso várias vezes na minha vida (quem nunca disse, pá?!). A partir de amanhã vou começar treinar, correr, nadar. Vou tratar da minha saúde, optar pela alimentação saudável. Vou passar menos tempo no sofá aproveitando para passear. Bem, há muita coisa que fazemos ‘a partir de amanhã’. Falta-nos motivação. Esquecemo-nos que obtemos os melhores resultados com os passos pequenos e regularidade.

Isso tudo soa fácil e até parece que sou uma das pessoas mais motivadas e disciplinadas do planeta. Nada disso! Antes pelo contrário 🙂 Sou hiperactiva nas minhas decisões, consigo mudar a minha vida num dia mas a mudança é de curta duração.

Não aguentei nem um dia como ‘vegan’ e o meu recorde de não comer doces são apenas 3 ou 4 dias, seguidos pela boa recompensa destes momentos infelizes. Graças à Santa, adoro vegetais e fruta, sabem-me mesmo bem. Se não, vivia de bolo de cholocate. Provavelmente :).

Nos meus grandes e especiais dias de detox (que duram apensas umas horas) gosto de fazer saladas. Após um passeio bem longo, este prato faz-nos acreditar que realmente fazemos bem e não vamos ganhar de volta todas as calorias que tínhamos conseguido queimar. A consciência fica tranquila.

Em cada post sublinho que, para mim, os pratos tem que ser simples, versáteis e rápidos. Outra vez! As saladas são isso mesmo!

Para a minha salada uso:

– 1/2 de copo de millet
– uma mão cheia de folhas de rúcula
– alguns tomates cherry cortados ao meio
– 1/4 de cebola cortada às rodelas
– 1/2 de pimento verde (ou amarelo, vermelho)
– 3 colheres de sopa de feijão
– sal, pimenta
– orégãos, salsa, tomilho
– um bocado de sementes de girassol por cima
– azeite e vinagre

A única coisa que é preciso preparar antes é o millet. Conhecem este cereal? É maravilhoso. No meu país usamo-lo muito e cada vez fica mais conhecido por causa das suas propriedades. Costumava traze-lo sempre quando voltava da minha terra para Portugal. No outro dia, fiquei muito feliz pois encontrei o millet num supermercado em Lisboa.

Millet é muito rico em vitaminas A e B, fibras, ferro, fósforo, cálcio, flúor e magnésio, entre outros. É uma alternativa bem fixe ao arroz e massa.

A preparação não podia ser mais simples. Basta adicionar dois copos de água por um de millet, cozer durante 15-20 minutos e deixar arrefecer. Para ser sincera, sempre aproveito os restos. Faço o millet para jantar na noite anterior e uso o que sobrar para a minha salada no dia seguinte. Não é preciso dar a receita, pois não? Ponham tudo numa tigela grande, misturem e voilá! 🙂

Gosto também de uma outra versão. Em vez de millet, ponho a beterraba cozida, cortada em rodelas. Os outros ingredientes são iguais. Muda só uma coisa mas parece que temos um prato diferente.

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Tomando esta dose de vitaminas e minerais, por lei, temos o direito a uma (ou duas) fatias de bolo de chocolate depois. 😀 Mimem-se!
 

 
flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Starting tomorrow…

I have said this several times in my life (who has never said that, man?!). Tomorrow I’m going to start training, running, swimming. I’m going to take care of my health, to opt for healthy eating. I’m going to spend less time on the couch and use it for sightseeing. Well, there’s a lot of thing that we´re going to do ‘tomorrow’. We lack motivation. We forget that we achieve the best results with small steps and regularity.

This all sounds easy and it looks like I’m one of the most motivated and disciplined people of the planet. Not at all! 🙂 I’m kind of hyperactive while taking decisions, I can change my life in one day but the change doesn’t last too long.

I couldn’t stand a day as ‘a vegan’ and I stopped eating sweets only for 3 or 4 days and those sad moments were followed by a big sweets-party. Thanks God, I love vegetables and fruit. If not, I would have to survive eating chocolate cake. Probably :).

When I decide to have a great and special detox day (which actually lasts just a few hours) I like to make salads. After a very long walk, this dish makes us believe that we’re actually doing it well and we’re not going to gain back all the calories we had managed to burn before. Our consciousness is calm.

In each post I always say that for me, the dishes have to be simple, versatile and fast. Again! The salads are just that!

For my salad I use:
– 1/2 cup of millet
– a handful of rucola leaves
– some cherry tomatoes cut in half
– 1/4 of sliced ​​onions
– 1/2 of green pepper (or yellow, red)
– 3 tablespoons of beans
– salt, pepper
– oregano, parsley, thyme
– a little bit of sunflower seeds
– olive oil and vinegar

The only thing you need to prepare before is the millet. Do you know this cereal? It’s wonderful. In my country we use it a lot and it’s getting more and more known because of its properties. I used to bring it always when I was returning from my country to Portugal. On the other day, I got very happy because I found the millet in a supermarket in Lisbon.

Millet is very rich in vitamins A and B, fibers, iron, phosphorus, calcium, magnesium and fluoride, among others. It’s a pretty cool alternative to rice and pasta.

The preparation couldn’t be simpler. Just add two cups of water for one cup of millet, cook for 15-20 minutes and leave to cool. To be honest, I always use leftovers. I prepare the millet for dinner the night before and then use the leftovers for my salad on the next day.

No need to give the recipe, huh? Put everything in a large bowl, mix and voila! 🙂

Sometimes I make an another version of this salad. Instead of millet, I cut some cooked beet into slices and put them in the bowl. The other ingredients are the same. Only one thing changes but it looks like the different dish.

Taking this dose of vitamins and minerals, by law, we are entitled to one (or two) slices of chocolate cake later. : D Treat yourself well!
 

 
Flaga_polskiOd jutra…

Sałatka z kaszy jaglanej z warzywami.

Składniki:IMG_0667

  • 1/2 szklanki ugotowanej kaszy jaglanej
  • garść liści rukoli
  • kilka pomidorków koktajlowych
  • 1/4 cebuli pokrojonej w talarki
  • 1/2 zielonej papryki
  • 3 łyżki czerwonej fasoli
  • sól, pieprz
  • oregano, tymianek, inne zioła
  • nasiona słonecznika
  • oliwa z oliwek i ocet

Wymieszać wszystkie składniki, doprawić ziołami, polać oliwą i octem.

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