O que ela come? | What does she eat? | Co ona je?

3 pizza

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296English version
Flaga_polskiWersja polska

 

Esta foi uma das primeiras perguntas que ouvia quando dizia que era vegetariana. Ou aliás, isso foi o que o meu marido ouvia porque na altura eu não entendia nada em português. Logo desde início custava-me muito a explicar o que como, porque não como carne e como ainda estou viva e de boa saúde. Custou porque não conseguia fazer um discurso coerente na língua estranha 😀 E também porque não tenho muita paciência! De repente cada pessoa, que até não tem um estilo de vida saudável, dava-me dicas sobre importância de proteínas de origem animal. Percebo a preocupação, sei que não é por mal mas…valha-me Deus, senhores! 🙂

O pior era mesmo nas festas e jantares fora…’Ela’ não podia comer nada! A cozinha portuguesa é maravilhosa com certeza mas, verdade seja dita, não tem muitas opções vegetarianas. Para mim, não há problema nenhum em comer só arroz e salada, não gosto de causar nenhum transtorno mas sempre acabo por comer sentindo olhares de desaprovação dos outros.

Felizmente há cada vez mais sítios em Lisboa, onde posso comer como uma pessoa ‘normal’ e evitar a minha pergunta preferida. Existem restaurantes vegetarianos que servem comida saudável. Mas não é isso que os amigos querem às sextas à noite, pois não?

Fast food! Sou uma maníaca de pizza, adoro hambúrgueres vegetarianos. Nem sempre me apetece fazer isso em casa por isso estou bastante feliz que tenho estas opções em sítios diferentes.

A minha primeira escolha é a ‘Hamburgeria do Bairro’. Se não me engano, têm 4 hambúrgueres vegetarianos. Já não é mau! Vou ser sincera, detestei o primeiro hambúrguer que provei lá. Era com falafel, sabia a azedo, era um horror. Um dia dei-lhes mais uma oportunidade e provei outro com cogumelo Portobello, tofu, tomate, alface e ovo. Recomendo! Acompanhado por batata doce era delicioso. Vale a pena experimentar!

3 hamburger 1

Viciada em pizza, costumo encomendar a minha na ‘Telepizza’. Sempre faço a minha própria com ingredientes à escolha. Assim fica cheia de vegetais e queijo! Agora também é possível escolher a massa integral. A pizza torna-se quase uma comida saudável 🙂

Outro sítio acessível é o ‘Big Slice’. Tem várias pizzas vegetarianas, sabores interessantes e pouco convencionais. Também podem construir a sua própria pizza (e sim, com a massa integral também!). Para mim, o sítio em si, tem aspecto manhoso…mas a qualidade da pizza é surpreendente! Ah, e aqui o tamanho conta 🙂

3 pizza 2

Graças à sítios assim, os meus portugueses amados já se preocupam menos com a minha sobrevivência e não me façam sofrer com dicas. Ficam descansados porque afinal…’ela come!’.

 

 
flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296What does she eat?

This was one of the first questions that I heard when I said I was a vegetarian. Or actually, it was what my husband heard because at the time I didn’t understand anything in Portuguese. Right from the start, it has cost me a lot to explain what it’s like, why I don’t eat meat and how it’s possible that I’m still alive and in good health. It cost because I couldn’t make a coherent discourse in a foreign language 😀 And also because I don’t have patience! Suddenly everyone, even if they don’t have a healthy lifestyle, gives me tips about importance of animal protein in my diet. I understand the concern, I know that intentions are pure but…for God’s sake! 🙂

The worst were parties and dinners out … ‘she’ couldn’t eat anything! The portuguese cuisine is wonderful for sure but, truth be told, it doesn’t have many vegetarian options. For me, there is no problem in eating only rice and salad, I don’t like to cause any inconvenience but I always end up eating feeling disapproving stares of others.

Fortunately there are more and more sites in Lisbon, where I can eat like a ‘normal’ person and avoid my favorite question. There are vegetarian restaurants that serve healthy food. But it’s not what friends want on Fridays night, right?

Fast food! I am a pizza-maniac, I love veggie burgers. I don’t always feel like make them at home so I’m pretty happy that I have these options at different restaurants. If you visit Lisbon one day, you already know where you can eat 🙂

My first choice is the ‘Hamburgeria do Bairro’. If I’m not mistaken, they have 4 veggie burgers. It’s not bad! I’ll be honest, I hated the first burger that I tried there. It was with falafel, tasted really bad, it was a horror. One day I gave them another chance and I tried another burger with Portobello mushroom, tofu, tomatoes, lettuce and egg. I highly recommend it! Accompanied by roasted sweet potatoes, it was delicious. Worth a try!

Addicted to pizza, I usually order my in ‘Telepizza’. I always make my own with ingredients to choose from. Like that, mine is full of vegetables and cheese! Now you can also choose the wholegrain dough. The pizza becomes almost a healthy food 🙂

Another handy place is the ‘Big Slice’. It has several vegetarian pizzas, interesting and unconventional flavors. You can also make your own pizza (and yes, with the wholegrain dough too!). For me, the place itself has a suspicious and a bad look…but the quality of the pizza is amazing! Oh, and here the size matters 🙂

Thanks to the places like that, my beloved Portuguese friends worry a little less with my survival and don’t make me suffer with tips. They aren’t that preocupied because after all … ‘she eats!’.

 

 

Flaga_polskiCo ona je?

Czyli bardzo krótka lista sprawdzonych miejsc, w których można zjeść dania wegetariańskie fastfood w Lizbonie 🙂 Nie są to najzdrowsze opcje, ale od czasu do czasu zasługujemy na kawałek pizzy czy hamburgera!

1. ‘Hamburgeria do Bairro’ – hamburgery gourmet, mają kilka opcji wegetariańskich i przepyszne frytki z batatów i oregano!

2. ‘Telepizza’ – zna chyba każdy. Dobra opcja na szybki i małozdrowy obiad z przyjaciólmi. Można skomponować swoją własną pizzę,z dużym dodatkiem warzyw i na bazie pełnoziarnistej 🙂

3. ‘Big Slice’ – znowu pizza! Bardzo duży wybór dodatków, niekonwencjonalene połączenia smaków i baza pełnoziarnista!

Lista będzie z pewnością uaktualniana 🙂

Deixe uma Resposta

