Vamos começar? | Let’s get started? | Zaczynamy?

image

flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Click for English version
Flaga_polskiKliknij po przepis po polsku

 

Costumo dizer que tenho duas casas. Dois países muito diferentes e distantes. Leste e Este. Quando viajo de um para outro, sempre vou ‘para casa’. O coração está dividido mas a alma enriquecida com duas culturas.

Há 3 anos deixei a minha terra e comecei a aventura em Portugal. Tenho que dizer que não foi nada fácil. Aprender uma nova língua, lidar com a realidade e mentalidade tão diferentes do que conhecia. Nestes momentos procuramos um conforto, uma coisa que nos ajude ultrapassar as dificuldades. Para mim, é a comida.

Gosto de relembrar e reinventar os sabores da infância e da cozinha da mãe 🙂

Depois de uma boa dose de motivação, decidi de abrir um blog. Gostaria de partilhar aqui algumas receitas vegetarianas (ovo-lacto) e as minhas lutas diárias como uma estrangeira em Portugal. São temas diferentes mas acreditem que ligam bem! Há alguns pratos que fiz pela primeira vez na minha vida aqui em Portugal só porque estava cheia de saudades da casa e do meu país… Enfim! 🙂

Como é o primeiro post e assim vou começar, nada melhor do que ver como começar o dia em grande!

Oh-my-Granola!
Com certeza já ouviram falar ou fazem a sua granola em casa. É esta que sabe mesmo melhor! E podem adicionar o que querem! E enchem a casa com cheirinho maravilhoso…!

A minha granola leva:
– 1 copo de flocos de aveia
– 1 copo de nozes e frutos secos (compro as misturas do Continente e adiciono o saquinho inteiro)
– 1/2 copo de sementes de girassol
– algumas colheres de sementes de sésamo, linhaça, chia
– algumas colheres de flocos de côco
– canela em pó
– bagas de goji
– fruta desidratada (morangos ou maçã) ou pepitas de cholocate

ATENÇÃO: todo o tipo de fruta ( bagas de goji, passas, fruta desidratada) e pepitas adicionamos mesmo no fim (depois de a granola arrefecer!). Se não, fruta fica dura como pedra e as pepitas derretem.

Para calda:
– algumas colheres de mel, manteiga e água

Misturo os flocos de aveia, nozes, sementes e canela numa travessa e ponho no forno por 10 minutos (até ficarem um bocadinho torrados). Entretanto faço a calda – derreto a manteiga numa frigideira, ponho mel e adiciono água. Tiro a travessa do forno, ponho a calda por cima das coisinhas torradas, misturo um bocadinho com garfo para criar pedaços e envolver bem a aveia toda com a calda. Ponho no forno por mais 10 minutos. Depois disso, tiro do forno e deixo a granola a descansar. Só depois, adiciono pepitas de chocolate e bagas de goji. Adoro comer isso com leite de soja e fruta fresca. A manhã fica logo melhor e temos energia para dia inteiro 🙂

image

A granola está cheia de coisas boas mas cuidado com porções porque também é bastante calórica. Se ainda não estão convencidos aqui há alguns factos.

Aveia tem fibras, cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo, manganês, vitaminas B e E, proteínas!

Frutos secos e sementes são fonte de boa gordura, fibras, cálcio, potássio, ferro, zinco, proteínas, antioxidantes, magnésio, selênio, manganês, vitaminas B1, B2, C, E!

Chia é um super-alimento, tem antioxidantes, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, fibras, proteínas, omega-3!

A canela tem várias propriedades ( antiinflamatória, antibacteriana entre outras)

Goji é outro super-alimento que contém antioxidantes, proteínas, zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo, selênio, vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

E chocolate…vem da planta, não é? Então é considerado um vegetal aqui 🙂 Estou a brincar! É uma fonte de energia, potássio, magnésio e muito mimo 🙂

chocolate
 

 
flaga_wielkiej_brytanii_20110502_1237301296Let’s get started?

I often say that I have two homes. Two very different and distant countries. East and West. When I travel from one to another, I always “go home”. My heart is divided but my soul enriched with two cultures.

Three years ago I left my country and I started my adventure in Portugal. I must say it wasn’t easy. Learning a new language and leading with reality and mentality which are so different than those which I know. In these moments we seek comfort, anything that could help us to overcome difficulties. For me, that thing is food.

I like to recall and reinvent the flavors of my childhood, of my mom’s cuisine.

After getting a huge dose of motivation, I decided to open a blog. I would like to share here some vegetarian recipes (ovo-lacto) and to talk about my daily struggles as a foreigner in Portugal. Those different issues go along well, believe me! There are some dishes that I’ve made for the first time in my life here in Portugal, just because I was so homesick…Oh well.

As this is my first post and it’s how I’m going to start, there’s nothing better to show the best way to start you day!

Oh-my-Granola!

For sure you have heard about it or you make your own granola at home. The homemade tastes the best! And you can add whatever you want! And you fill your home with this wonderful smell!

For my granola I use:

– 1 cup of oatmeal
– 1 cup of nuts (you can use different types)
– 1/2 cup of sunflower seeds
– a few tablespoons of sesame seeds, flaxseed, chia
– a few tablespoons of coconut flakes
– cinammon powder
– goji berries
– dried fruit (strawberries and apple) and/or little pieces of chocolate

ATTENTION: all fruit (goji berries, raisins, dried fruit) and chocolate must be added in the end (after cooling granola!). If not, they’d be hard as stone and the chocolate would melt.

For syrup:

– a few tablespoons of honey, butter and water

Mix the oatmeal, nuts, seeds and cinnamon in a dish that can go to the oven and put it there for 10 minutes (until they get toasted a little bit). Meanwhile prepare the syrup – melt the butter in a frying pan, put some honey and add water. Take the dish out of the oven and put the syrup on the toasted goodies, mix a little bit with a fork to create pieces and involve everything well. Put it back in the oven for another 10 minutes. After that, take it out and let the granola rest. After the granola is cooled, you can add your chocolate and goji berries. I love to eat it with soy milk and fresh fruit. My mornings get better and I have energy for the whole day! 🙂

The granola is full of good things but be careful with portions because it is also quite caloric.

If you are not convinced yet, here are a few facts.

Oats have fiber, calcium, iron, copper, zinc, magnesium, phosphorus, manganese, vitamins B and E, proteins! Nuts and seeds are good source of fat, fiber, calcium, potassium, iron, zinc, proteins, antioxidants, magnesium, selenium, manganese, vitamins B1, B2, C, E!

Chia is a superfood, has antioxidants, calcium, magnesium, phosphorus, manganese, fiber, protein, omega-3! Cinnamon has some good characteristics (antiinflammatory, antibacterial and others). Goji berries are another superfood containing antioxidants, proteins, zinc, copper, iron, calcium, phosphorous, selenium, vitamins B1, B2, B6 and vitamin E.

And chocolate … comes from a bean, doesn’t it? Then I consider it a vegetable here 🙂 Just kidding! It is a source of energy, potassium, magnesium, and it’s a treat 🙂

 

 

Flaga_polskiZaczynamy?

Przepis na granolę.

Składniki:image

  • 1 szklanka płatków owsianych
  • 1 szklanka różnego rodzaju orzechów
  • pół szklanki nasion słonecznika
  • kilka łyżek nasion sezamu, siemienia lnianego i szałwi hiszpańskiej (chia)
  • kilka łyżek płatków kokosowych
  • łyżka cynamonu
  • kilka łyżek jagód goji
  • suche owoce (u mnie truskawki)
  • kawałki czekolady

UWAGA: Suche owoce, jagody goji i kawałki czekolady dodaję do granoli na samym końcu (jak wszystko ostygnie!). Jeśli dodamy je wcześniej, owoce stwardnieją a czekolada się rozpuści.

Syrop do polania i sklejenia wszystkich składników:

  • kilka łyżek miodu, masła i wody
  1. Mieszamy płatki owsiane, orzechy, ziarna i cynamon w naczyniu, które następnie wkładamy do piekarnika na 10 minut (do zrumienienia składników).

2. W międzyczasie robimy syrop. Rozpuszczamy masło na patelni, dodajemy miód i mleko.

3. Wyjmujemy naczynie z piekarnika, polewamy naszą miksturę syropem i dokładnie mieszamy.

4. Naczynie ląduje ponownie w piekarniku na następne 10 minut.

5. Po tym czasie, wyjmujemy granolę i dajemy jej odpocząć.

6. Jak już wystygnie, dodajemy suszone owoce i czekoladę. Mieszamy i gotowe!

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s